Arruaceiros visitantes

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

REVIEWS: Elysium

 E aí arruaceiros! Já fazia um bom tempo que seu humilde taverneiro estava atrás de um lançamento de ficção científica, pois bem, vamos começar logo com esse review!

 
Elysium
Diretor: Neil Blomkamp - 2013

   Do mesmo diretor que nos trouxe Distrito 9, esta ficção científica nos leva a um planeta Terra super populado e em condições horríveis. O mundo parece uma grande e norme favela desértica. Mas nem todos são sofredores, os mais ricos e importantes vivem em um satélite artificialmente construído com um hábitat agradável e luxuoso, longe das intempéries e perigos terrestres, o nome desse paraíso já diz tudo: Elysium. Não é apenas um lugar no qual se pode tomar um mojito na beira da piscina com os amigos, lá a medicina é extremamente avançada e as mais letais doenças podem ser curadas em uma simples máquina. Obviamente o acesso a essa Elysium é estritamente restrito e protegido, o que não impede a tentativa de infiltração de imigrantes ilegais provenientes da Terra. É  com esse cenário decadente que se apresenta o longa metragem. Vamos lá então!
   Apesar dos trailers amigáveis e da presença de atores dos quais gosto muito, sem falar no pequeno sentimento de orgulho que sinto ao ver dois brasileiros (Wagner Moura e Alice Braga) em uma produção desse porte, fui assistir o filme sem a maior das pretensões. Aliás, eu esperava ver um filme extremamente fraco e desastroso, com um Matt Damon e Wagner Moura tentando nos instigar a gostar do filme com seus carismas. Ainda bem que não foi bem assim para mim. 
   Quem assistiu Distrito 9 já conhece o estilo de Blomkamp e qual sua proposta. A história do filme é simples, Max (Damon) adquire uma doença e tem apenas alguns dias de vida, o que faz com que ofereça seus serviços a Spider (Moura) para então conseguir chegar a Elysium e se curar. Após algumas reviravoltas e revelações, percebemos que tudo se trata de uma busca pelo poder com uma cobertura de destruição e matança sem limites, destruição essa proporcionada por Krüger (Sharlto Copley, lembra de Distrito 9?) que está a serviço de Elysium. 
   Muita coisa visionária no mesmo filme, um mundo decrépito e quase que apocalíptico ao memso tempo em que uma pequena porção da população da Terra se safou e se escondeu em uma "bolha" recheada da mais alta tecnologia e medicina. A impressão que tive nesse filme foi que Blomkamp não se esqueceu de Distrito 9, tanto é que um pequeno easter egg, uma bandeira da África do Sul, entregou esse sentimento nostálgico do diretor (a história se passa em Los Angeles, EUA). Não digo que o filme foi ruim, pelo contrário, foi menos pior do que eu imaginava! Atuação sólida, bons efeitos especiais, história dentro dos moldes do gênero, explosões, robôs, Alice Braga, Wagner Moura gritando "porra!", fala sério, parece legal né?! O que me não me deixou gostar do filme tanto assim, foi o fato do mesmo passar a impressão de querer ser algo mais (um Distrito 9 talvez?) e não estar seguro de seu próprio potencial. Muita coisa acontece de uma maneira muito corrida, as partes mais calmas servem, além de quebrar a tensão, para respirar um pouco e recuperar o fôlego do ritmo frenético.
   Há três coisas que eu gostaria de ressaltar:
- O exoesqueleto usado por Max é instalado tão grosseiramente (o que me assustou mais do que o Invocação do Mal inteiro) que me impressiona o fato dele conseguir andar, correr, lutar e falar poucas horas após sua instalação, assim como em Prometheus (2012) o protagonista não sente dor alguma!
- Precisamos investir mais nos scanners! No futuro eles serão capazes de nos curar com apenas uma conferida!
- Wagner Moura gritando "Porra!" foi o melhor momento do filme!
   Não sendo um filme ruim, acredito que valha a pena assistir como apenas mais um sci fi com grandes pretensões. Tente esquecer Distrito 9 e curta Elysium sem esperar nada de mais. Apenas curta.
Nota do Jack: 6,5 

Trailer oficial do filme:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário