Arruaceiros visitantes

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Especial Criança Feliz (1990): Anos Incríveis

E aí arruaceiros! Continuando hoje com a série "Especial Criança Feliz (1990)" falarei sobre algo que não é exatamente um desenho animado. Anos Incríveis  foi uma série de TV que, junto com as séries animadas e demais programas de cunho educativo, marcou época e merece um lugar de destaque aqui em nosso especial da Taverna!

A família Arnold, Paul e Winnie

Anos Incríveis é uma série norte-americana criada por Carol Black e Marlens. Ganhou 22 prêmios Emmy em sua existência (1988 - 1993) e foi indicado a muitos mais. Contou com 115 episódios divididos em 6 temporadas. Aqui no Brasil a série comçou a ser exibida, em formato legendado, em 1993 pelo canal Multishow, ainda no mesmo ano a TV Cultura conseguiu os direitos da série e passou a exibi-la, legendada no início e dublada (pelo saudoso estúdio Álamo) logo em seguida. Por não se tratar de uma emissora "comercial", a TV Cultura não conseguiu arcar com os custos do seriado, que ganhava cada vez mais sucesso, então o programa passou a ser exibido pelo canal Bandeirantes em 1966. Nesse mesmo ano, Anos Incríveis foi reprisado pelo Multishow em seu formato original legendado. De 2004 a 2006 a TV Cultura passou a exibir uma vez mais o seriado, que saiu do ar por término de contrato.
O formato do seriado era o básico dos enlatados "gringos" que aqui chegavam, uma sitcom de comédia sobre uma típica família norte-americana de subúrbio. O diferencial é que, diferente das demais sitcons, a comédia estava inserida sutilmente em meio ao drama dos episódios e nos apresentava as aventuras e desventuras da vida de um garoto, Kevin Arnold, que passava desde sua mocidade (12 anos) até a adolescência (17 anos). Anos Incríveis se passa de entre os anos de 1968 a 1973 e tem como pano de fundo os acontecimentos dessa época tão conturbada e cheia de movimentos culturais nos EUA, como Woodstock, Flower Power, Elvis Presley ou até mesmo os Beatles em sua primeira transmissão televisiva nos EUA, por exemplo.
A família Arnold

Kevin Arnold era o personagem principal e apresenta a série como o narrador, já com 30 anos. Tudo o que acontece no decorrer do programa nos é relatado em primeira pessoa pelo próprio Arnold, que vê tudo com um ar nostálgico e por vezes melancólico. Temos também sua família, o pai, John "Jack" Arnold, veterano da guerra da Coréia e rabugento, era o típico conservador que via com maus olhos as mudanças "extremas" que ocorriam no país. Temos Norma Arnold, a mãe super-protetora que mediava as querelas entre os filhos e o pai e ainda detinha um espírito que almejava por independência, representando os movimentos feministas da época, já que ela queria trocar o "dona de casa" por "mulher da casa". Karen, a irmã mais velha e hippie e Wayne, o clássico irmão mais velho que implica com o irmão mais novo, no caso, Kevin. Além da família Arnold, temos Paul Joshua Pfeiffer, o melhor amigo de Kevin e Gwendolyn "Winnie" Copper, amiga de Kevin e seu primeiro amor.
Nas primeiras 3 temporadas a série nos apresentava os dramas domésticos de famíla, tinha um tom bem mais inocente, Kevin tinha então seus 12 anos. Da 4° temporada em diante a série assume um caráter mais maduro, adulto, Kevin e Winnie começam a namorar e então a série nos mostra diálogos sobre sexo, relacionamentos e desavenças.
Da esq para dir: Paul, Kevin e Winnie

Além é claro de sua fórmula dramática com as piadas sutis em momentos inesperados, presente em todo o seriado, deve ser dado um enorme destaque para a trilha sonora. A abertura da série conta com fantástica versão de Joe Cocker da música "With a Little Help from my Friends", além é claro de diversas outras grandes músicas de sucesso.
Apesar de Anos Incríveis ter atingido um estrondoso sucesso na época de sua exibição no mundo inteiro incluindo o Brasil, percebo que muitos não se lembram deste grande seriado ou simplesmente não tem conhecimento algum de sua existência. Muitos daqueles que como eu, cresceram nessa época, ficaram eternamente marcados pelas peripécias de Kevin Arnold, aprenderam junto com o personagem a cada novo episódio e carregam isso até os dias de hoje. Em 2011, o último episódio de Anos Incríveis ficou em 11° lugar na lista de "Finais de programas de TV mais inesquecíveis", no "TV guide network", dos EUA. Apenas espero que a geração atual venha a conhecer um dos programas que mais marcou a década de 1990, influenciando outras sitcons que vieram a surgir depois de seu final e, além de tudo, influenciou o caráter e o amadurecimento de muitos jovens. Isso é tudo arruaceiros!
En Taro Adún!
Jack.

Confira abaixo a abertura original da série aqui no Brasil:





"Crescer é algo muito rápido. Um dia você usa fraldas e no outro você vai embora. Mas as memórias da infância permanecem com você. Lembro-me de um lugar, uma cidade, uma casa como várias outras casas, um quintal como vários outros quintais, em uma rua como várias outras ruas. E o fato é que, após todos estes anos, eu ainda olho para trás e penso: Foram anos incríveis!"
 
Kevin Arnold em sua última frase no último episódio da série ("Dia da Independência").

Um comentário:

  1. Ohaa que nostálgico velho!! Ler sobre Anos Incríveis é voltar no passado e se deliciar de como as coisas eram mais originais e simples

    ResponderExcluir