Arruaceiros visitantes

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Especial Criança Feliz (1990): As Aventuras de Tin Tin

E aí arruaceiros! Hoje falaremos de um clássico dos clássicos! Um herói dos heróis! O aventureiro dos aventureiros! O Indiana Jones belga! Aquele que tem como melhor amigo um rude capitão de nome Archibald Haddock. Aquele que tem como fiel companheiro de aventuras o seu valente cãozinho chamado Milu. Falo dele, o repórter aventureiro mais querido de todos, falo de Tintim!

Hergé ao lado de sua criação


Originalmente, Tintim era uma tirinha de jornal surgida no "Le Petit Vingtième" escrita pelo belga Hergé (Georges Prosper Remi), devido o relativo sucesso que atingiu, ao término de cada arco de história os mesmos eram encadernados e reunidos em livros (em 2008 chegaram a 23). No início de sua publicação, Hergé escrevia as histórias basicamente do mesmo jeito, um mistério, a investigação de Tintim, a revelação, a escapatória da morte certa e as lutas, o autor improvisava nas histórias apesar de sempre dar o seu toque pessoal como o sarcasmo e as piadas nas horas das lutas e a lógica usada por Tintim para resolver seus casos, além é claro, da criação de um "mundo de Tintim" tão realista que chegamos a não duvidar da veracidade das aventuras do repórter. Hergé se usou de um arquivo histórico de fotos para a criação do mundo de sua obra. Foi apenas após o término do arco de história chamado "Os Charutos do Faró" que Hergé se uniu a Zhang Chongren e então escreveu "O Lótus Azul", uma das primeiras aventuras mais bem elaboradas de Tintim e considerada pelos críticos como a primeira obra prima de Hergé. Atingindo um enorme sucesso, Tintim foi então traduzido para mais de 50 idiomas. No entanto, nem tudo eram flores. Durante a época da Segunda Guerra Mundial, Hergé foi proibido de escrever suas histórias e o jornal no qual publicava foi fechado. Foi apenas após aceitar uma censura do partido nazista e a publicação de algumas de suas histórias no jornal "Le Soir", que era licenciado pelo partido, que Hergé conseguiu continuar com as aventuras de Tintim.


Tintim e sua trupe

No período em que a Bélgica foi tomada pela Alemanha, as obras de Hergé tinham certo diferencial em relação às obras anteriores, eram desprovidas de uma preferência política. Foi durante esse período que nasceram obras como "O Segredo do Unicornio", "A Estrela Misteriosa" e "O Tesouro de Rackham o Terrível", todas consideradas clássicos.
Após a II GM, a escassez do papel fez com Hergé montasse e abrisse seu próprio estúdio ("Studios Hergé"). Foi aí então que Tintim deslanchou. As aventuras tornaram-se coloridas e mais detalhadas, Hergé acreditava que suas histórias eram como filmes, como não tinham a fala e os movimentos, deveriam ser ricos em detalhes e deveria haver uma certa harmonia na escolha das cores. 
De 1958 a 1962 foi produzida a série "As Aventuras de Tintim de Hergé". Contou com 104 episódios de 5 minutos cada. Sofreu enorme crítica pois a qualidade da animação era muito baixa  e as histórias diferiam muito das histórias originais do herói. De 1991 a 1992 foi produzida a série "As Aventuras de Tintim", contou com 23 dos arcos de história criados por Hergé e teve 3 temporadas. Esta nova série contava com excelente trabalho de animação e técnicas excepcionais, que possibilitaram muitas a transposição de um quadro de um encadernado original de Tintim para os frames da animação. A série obteve um estrondoso sucesso e chegou a mais de 50 países.

Tintim e seu fiel companheiro Milu em imagem clássica da série

Aqui no Brasil Tintim foi exibido pela TV Cultura a partir dos anos 1990 e, como ao redor do globo, atingiu enorme sucesso entre as crianças. Para muitos, foi um herói que influenciou no caráter dos jovens, fosse na luta pela igualdade ou pela defesa dos mais fracos. Despertou em muitos o espírito investigativo devido às pesquisas que o repórter herói realizava para desvendar os mistérios de suas aventuras. O Fato é que Tintim marcou uma geração inteira. Neste mesmo ano saiu para as telonas uma adaptação de Tintim simplesmente chamado de "As Aventuras de Tintim". Supostamente será um trilogia, já que a Dreamworks comprou os direitos dos Estúdios Hergé para a produção de 3 filmes. Essa revitalização do repórter rendeu-lhe relançamento de sua grande série da década de 1990 em diversos canais, como o brasileiro TV Cultura e na HBO norte-americana. Espero que as crianças de hoje tenham a oportunidade de se emocionar e se divertir com as aventuras tão singulares de Tintim, que reuniam em um único desenho o toque do Hergé, a comédia, o horror, a aventura e o suspense.
Curiosidade: Em 2006 foi dado, pelo próprio Dalai Lama, ao personagem Tintim o prêmio Luz Verde em reconhecimento à história "Tintim no Tibet". Isso é tudo arruaceiros!
En Taro Adún!
Jack.


Confira abaixo o vídeo de abertura original da série de 1990:
 

Uma remasterização da abertura feita pela HBO:















Tintim e Milu na versão do filme de 2012




Um comentário:

  1. Há Tintim era meu herói, quando criança imaginava que seria como ele!Adorei Jack,obrigada por me fazer relembrar!

    ResponderExcluir