Arruaceiros visitantes

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Old School Heroes - Dick Tracy

Chester Gould em seu estúdio no Tribune Tower, em 1932
E aí arruaceiros! Hoje falaremos do detetive dos quadrinhos, Dick Tracy! Criado em 1931 por Chester Gould, é um herói bastante conhecido e famoso na cultura pop americana.
 Dick é um detetive da polícia da Chicago de 1930 muitíssimo inteligente, excelente atirador e sorrateiro para fugir de balas inimigas. Seus inimigos, geralmente, eram donos de uma grotescamente feia, que era a característica importante da HQ.
Dick Tracy
 Dick Tracy era um tira correto, chegando até a enfrentar acusações de corrupção por parte da polícia. Para escrever as histórias, Gould teve de se manter atualizado no mundo do combate ao crime, seu herói protagonista se usava das parafernálias mais modernas e táticas de combate eficazes para lutar contra os criminosos de suas aventuras. Cada avetura era tratada como um caso e podia ser notada uma forte influência dos filmes "noir", desde o jogo de quadros e acontecimentos ao andamento das histórias. Em suas HQs, a vida era cruelmente retratada, traições, assassinatos e roubos eram frequentes. Como já mencionado, o apelo maior de suas histórias eram os vilões de aparência bizarramente medonha.

Dick Tracy perdurou por tanto tempo que ganhou várias adaptações para o cinema e para a TV. Um dos mais bem sucedidos longas metragens da franquia é com Warren Beatty como Dick Tracy e conta com outras estrelas de Hollywood no elenco como Madonna, Al Pacino, Dustin Hoffman, Dick Van Dike, entre outros. Posso dizer por experiência particular que esse filme é muito bom, lembro de tê-lo assistido durante minha infância, o que me fez me interessar pelo personagem e suas histórias, além do gênero policial, é claro.

Os vilões de Dick Tracy no longa de 1990
 Bem, isso é tudo arruaceiros! Até a próxima sessão de Old School Heroes!
En Taro Adun!


Dick Tracy

Nenhum comentário:

Postar um comentário