Arruaceiros visitantes

sábado, 9 de outubro de 2010

Inauguração!


Bem, para realmente inaugurar o blog decidi escolher um assunto que muitos gostam e que zilhões de outros blogs e sites na internt discutem: RPG! Sou jogador há 7 anos e mestre há 4. Apesar de não ser um mestre muito experiente posso dar algumas sugestões que podem servir a outros como eu, que procuram se aperfeiçoar na arte. Em primeiro lugar, saibam um pouco de cada classe e raça indepentente do cenário ou sistema. É sempre bom o mestre ter um conhecimento prévio sobre o mundo no qual se jogará pois ele também é um guia para os jogadores, muitas vezes iniciantes. As regras são importantes também, elas facilitam a jogabilidade e ajudam na melhor compreensão do que está havendo, além de contribuir para o desafio para os jogadores, claro. Mais importante do que as regras contidas nos livros é a regra de ouro dos mestres: Você faz suas próprias regras!
  O mestre também deve lembrar que ser mestre é se divertir. Um mestre não deve ficar colocando obstáculos muito grandes para os personagen pois ops jogadores podem acabar não conseguindo vencê-los. Exemplo: um grupo de terceiro nível tem que atravessar um rio de uma margem à outra por meio de uma balsa. Enquanto eles navegam para a outra margem arqueiros inimigos disparam sem cessar em sua direção enquanto um enrome dragão vermelho voa cuspindo fogo em vocês.
 Pode ser que obra dos deuses os jogadores consigam atravessar o rio mas esse e um bom exemplo de aventura impossível para grupo baixo nível. Enfim, só pra encerrar, outra sugestão, quando estiverem no começo, é melhor mestrar aventuras one-shot, não adiantas querer mestrar uma enorme campanha com guerras e lutas heróicas por itens lendários em antes passar pela velha e simples masmorra em busca do tesouro. Deve-se adquirir experiência para então passar ao maior nível de dificuldade!  Só isso por enquanto queridos aventureiros!
En Taro Tassadar!

Um comentário: